Contra a sociedade

Publicado em ÍNTEGRA

DESDE 1960 »
jornalista_aricunha@outlook.com
MAMFIL
Circe Cunha circecunha@outlook.com

Neste momento, a elaboração de um esboço de reforma política, antes de atender aos reclamos da sociedade por modernização no processo legislativo, passou a representar uma verdadeira tábua de salvação para todos aqueles que têm contas a ajustar com a Justiça.

Dessa forma, não surpreende que a atual reforma seja costurada com a finalidade precípua de agasalhar os implicados com lei, mesmo que isso signifique um confronto direto com o que deseja a maioria dos brasileiros. Trata-se não de uma reforma possível, feita à semelhança de seus autores, mas de um valhacouto oportuno que permitirá a importantes lideranças políticas passarem uma borracha sobre a vida pregressa, zerando o passado. A sociedade já deu seu veredito nas grandes manifestações de rua por todo o país. Mas. como é a mesma sociedade que vota, quem sabe esteja errada?

A reforma é com o apoio do Planalto, uma espécie de concertación contra o avanço das investigações, coberta com o falso verniz da modernização para esconder uma estrutura política que há muito colapsa aos olhos da nação. O pior é que o protótipo de reforma, apresentado pelo relator candidamente, propõe que a população banque um chamado Fundo de Financiamento da Democracia (FFD), cuja a previsão é que custe a bagatela de R$ 2 bilhões.

No projeto, os partidos políticos seriam autorizados a arrecadar até um salário mínimo de cada eleitor durante cinco meses no período eleitoral. Para tanto os cidadãos votariam numa lista fechada, com os nomes indicados a dedo pelos caciques do partido. O próprio relator, Vicente Cândido (PT-SP), reconhece que sua proposta não conta ainda com o apoio da maioria. Principalmente dos poucos que almejam uma moralização da política.

Para observadores da cena política, a reforma, do jeito que se apresenta, é voltada basicamente para garantir não só os recursos necessários para as campanhas, diminuídos pela proibição de financiamento por pessoas jurídicas, mas, sobretudo, para assegurar que a escolha dos nomes dos representantes da população saiam diretamente do bolso do colete das lideranças partidárias.

É justamente no sistema por lista fechada que apostam os políticos enrolados com a lei para manter o foro privilegiado. O maior problema dessa e da maioria das propostas de reforma em discussão no Congresso é que nenhuma delas vai ao encontro dos anseios da sociedade brasileira do século 21, repetindo fórmulas viciadas do passado, com novos votos de cabresto e novos currais eleitorais. Tudo o que já foi visto e deu no que deu.

A frase que foi pronunciada

“O cofre do banco contém apenas dinheiro. Frustrar-se-á quem pensar que nele encontrará riqueza.”

Carlos Drummond de Andrade, no Dicionário criativo

Aviso do governador

» Um terço dos servidores públicos são professores. O governador Rollemberg se comprometeu com o pagamento de R$ 100 milhões de pecúnias a todos os servidores públicos do Distrital Federal.

Participação

» Rollemberg garantiu que a educação na capital do país não será terceirizada. Prometeu também que ampla discussão precederá qualquer proposta de reforma previdenciária. Dias parados serão pagos na medida em que forem repostos.

Release

» Nesta sexta-feira, às 10h, Daniel Novais será um dos homenageados na Câmara Legislativa no Dia Mundial da Saúde. Ele receberá uma moção de louvor pelos serviços prestados à comunidade prevenindo doenças com dicas de bons hábitos alimentares e mudanças no estilo de vida.

Release 2

» Ainda nas festividades do Dia Mundial da Saúde, a Belini Pães& Gastronomia, na 113 Sul, convida a comunidade para, das 8h às 12h, participar de várias atividades salutares. A academia Cia Athlética, o laboratório Sabin e o Hospital Oftalmológico HOB oferecerão aferição de pressão intraocular para prevenção de glaucoma, exames de glicose e pressão arterial, cálculo do índice de massa corpórea e orientação nutricional. Para a criançada há um ambiente de lazer com parquinho, onde elas podem fazer a festa.

História de Brasília

Ontem, o número de carros oficiais era enorme em tráfego nas avenidas apesar de não haver expediente e hoje, certamente, nos clubes e nas estradas, não será menor, a menos que a fiscalização seja feita em todos os lugares. (Publicado em 23/9/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin