Dívida histórica

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960, com Circe Cunha e Mamfil

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

Arte: todamateria.com

 

Que o Brasil é reconhecidamente um país onde as desigualdades econômicas e sociais estão entre as maiores do planeta, isso não é segredo para ninguém. No entanto, o que muita gente faz questão de não enxergar, até mesmo por um sentimento de culpa coletiva, é que esse fato esconde uma realidade ainda mais cruel e que está por detrás do enorme apartheid social motivado, em grande parte pela questão do racismo ou mais simplesmente pela cor da pele.

Obviamente que esse é um problema visto em muitos países do globo. Ocorre no Brasil, essa questão, decorrente da própria formação histórica do país, possuindo raízes mais profundas que remontam no tempo. Até pouco tempo atrás, essa era uma discussão que parecia não incomodar a sociedade, justamente por se acreditar ser esse um tema já superado pelo poder da miscigenação massiva da população.

Ocorre que essa dissimulação, um tanto quanto fantasiosa, servia apenas para esconder uma realidade presente em todos os aspectos da vida brasileira, quer nos romances, na poesia, no samba, nas novelas. O racismo em nosso país é um problema que vem nos acompanhando desde o período colonial, principalmente com a introdução da escravatura por meio do chamado comércio negreiro, entre meados do século XVI até fins do século XIX, época em que a decretação da Lei Áurea em 1888 pôs fim a esse sistema desumano de mão de obra.

De fato, como reconhecem os historiadores, os escravos eram os pés e as mãos dos senhores de engenho, o que significa que, sem essa força de trabalho, seria impossível todo e qualquer desenvolvimento durante, não apenas no período do Brasil colonial, mas, inclusive, no período posterior. Passados todos esses séculos esse ainda é um passivo histórico em aberto e que precisa ser quitado de forma justa e permanente.

Estudo elaborado há pouco pelo Google, em parceria com o Data Folha e a Mindset-WGSN, intitulado “Consciência entre urgências: pautas e potências da população negra no Brasil”, mostrou que o racismo institucional e estrutural é o segundo tema mais urgente para 44% dos 1.225 entrevistados de todas as classes sociais. “Sete em cada dez negros não se sentem representados pelos governos brasileiros, sendo que 68% não se sentem também representados pela publicidade em geral”, avaliam os entrevistadores, ao concluir que quanto menor a escolaridade, a idade e a renda, maior se mostra a urgência em debater temas como genocídio e feminismo negro.

Outro elemento levantado pela pesquisa mostrou que o ativismo e o engajamento das novas gerações, sobre esse e outros assuntos ligados à população negra, tem sido grandemente impulsionado pelas redes sociais da internet. No Distrito Federal, onde 57% da população se declara negra, o Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (NED) comandado pela promotora de Justiça Mariana Nunes, tem empreendido enormes esforços não só no combate ao racismo e à injúria, mas promovido projetos que viabilizam a reflexão e consciência por parte dos autores de crimes raciais, quer através do pagamento de pesadas indenizações por reparação de danos morais em favor das vítimas, quer obrigando os autores desses crimes ao comparecimento pessoal em juízo, periodicamente para informar e justificar suas atividades; proibição de ausentar-se da comarca onde reside, sem autorização; participação em curso ou palestra sobre igualdade racial, além de outras medidas restritivas.

Nesse dia 20, em que se comemora o Dia da Consciência Negra, esse ainda é um tema a ser discutido em busca de soluções que diminuam esse hiato social/racial, de forma que o Brasil encontre um caminho que leve ao desenvolvimento verdadeiro, que é aquele construído pela inclusão e igualdade de oportunidades.

 

 

 

A frase que foi pronunciada:

“Não sou descendente de escravos. Eu descendo de seres humanos que foram escravizados!”

Makota Valdina, educadora, líder comunitária e ativista brasileira.

Foto: Divulgação.

 

 

Exagero

Ninguém compreendeu a exigência da comitiva chinesa. Bolquear o Royal Tulip, retirar todas as câmeras, até aí tudo bem. Mas pedir para eliminarem todo quebra-molas da redondeza foi um pouco demais.

Foto: crusoe.com

 

 

Um parque

Já está avisado. O governo federal anunciou que até dezembro venderá o terreno da Octogonal 3. Trata-se de um espaço cuidado pelos moradores que têm plantado árvores ao longo de uma década com a esperança que seja transformado em parque da região.

Foto: Divulgação/Facebook

 

 

Ponto final

Corre à boca miúda que já existe um projeto com 10 blocos com mais de 12 andares cada um. Imaginem o fluxo de carro naquela região para abrigar um condomínio desse porte. O protesto é organizado. Os moradores, gente antiga e poderosa da cidade, não vão deixar isso acontecer.

Foto: Divulgação/Facebook

 

 

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

O presidente do Uruguai vai receber duas homenagens oficiais: uma, do presidente da República, em Brasília, naturalmente. Outra, do Primeiro ministro, no Rio, naturalmente. (Publicado em 06/12/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin