Caos no transporte

Publicado em Íntegra

Somente a total falta de sintonia entre os diversos órgãos que compõem o Governo do Distrito Federal e o alheamento sobre as reais necessidades da população podem explicar o caos que vai se instalando aos poucos nas áreas de transporte público e de fiscalização de trânsito na cidade.  Com a decisão, pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), em conjunto com a 1ª Vara de Fazenda Pública do DF, de suspender a licitação do transporte público por irregularidades ocorridas no processo de licitação a partir de 2011, o governo local será obrigado, no prazo de 180 dias, a contratar novas empresas para a prestação do serviço.

As suspeitas sobre o processo de licitação voltam a recair sobre os mesmos grupos de poderosos empresários que, desde sempre, controlam, com mão de ferro, as concessões públicas de transporte na capital. O poderio desse grupo, como, de resto, da maioria dos grandes grupos empresariais (vide combustíveis) que atuam na cidade, guarda estreita relação com o financiamento de políticos locais, que, em última análise, são eleitos com a missão de defender, no Legislativo, os interesses de seus padrinhos e provedores de campanha.

O  juiz que suspendeu a licitação, Lizandro Gomes Filho, rotulou o processo de 2011 de “engodo”. Como se não bastasse um problema dessa magnitude e que pode ter consequências para centenas de milhares de usuários, diariamente, do sistema, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), na contramão das agruras financeiras, trombeteadas pelo governo local desde a posse, resolveu adquirir no mercado as mais luxuosas e caras motocicletas para o órgão.

As 14 motocicletas, da marca BMW F800 GS, foram adquiridas ao preço de R$ 46.324,00, cada uma. Para os entendidos no assunto, a manutenção dessas máquinas, além de extremamente cara, requer cuidados que só um proprietário extremamente endinheirado e cuidadoso pode ter. Para piorar o que já ruma para o desastre anunciado, os policiais de trânsito avisam que voltarão a portar as armas de choque (taser) para usar contra os motoristas mais revoltados. Não é por outra razão que esses profissionais, ao lado dos políticos, são os mais antipatizados pela população.

Enquanto o Detran se equipa com poderosas motocicletas e armas de intimidação, propiciadas pela dinheirama da indústria de multas, as velhas e conhecidas vans de transporte pirata retornam, impunemente, para as ruas da cidade, com a selvageria de sempre.

 

A frase que foi pronunciada

“A maquiagem diz-nos mais que o rosto.”

Oscar Wilde

 

Entrada franca

Patrimônio Imaterial Brasileiro — A celebração viva da cultura dos povos. Márcia Rollemberg é atenta à cultura do DF. Conseguiu desfazer as panelinhas e aos poucos descobre novos talentos da cidade. A exposição na Caixa Cultural, aberta ontem, vai até 27 de março.

 

Nosso respeito

Na sede da OAB Nacional, o sr. Nachum Reiman foi homenageado por ocasião do Dia Internacional do Holocausto. O convite nos chegou pelas mãos do amigo Renato Levi. Infelizmente não nos foi possível estar presente.

 

Consume dor

Operadoras de celular continuam reinando absolutas no Brasil. O valor das chamadas, como sempre por aqui, é o mais alto do mundo. Isso é o que se consegue quando não há missão cumprida pelas reguladoras.

 

Morde a língua

Quem se diverte com os discursos da presidente Dilma pode mudar um pouco de foco e se voltar para o candidato Trump. Sem papas na língua, ele também diz exatamente o que pensa.

 

História de Brasília

O avião ainda não parara as turbinas, e os soldados da Aeronáutica davam volta em acelerado em torno do aparelho. O primeiro passageiro a descer foi o deputado Bocaiuva Cunha, e tudo fazia crer que o aparato bélico no pátio de manobras era para prender os deputados estaduais gaúchos que vinham integrando a Caravana da Legalidade. (Publicado em 31/8/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin