Brasil, pronto para ser mudado

Publicado em ÍNTEGRA

ARI CUNHA

Visto, lido e ouvido

Desde 1960

colunadoaricunha@gmail.com;

com Circe Cunha e Mamfil

Charge: lorotaspoliticaseverdades.blogspot.com.br
Charge: lorotaspoliticaseverdades.blogspot.com.br

        Com a divulgação agora da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Perspectivas para as eleições de 2018, elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ibope, fica evidenciado, matematicamente, em números, estatísticas e gráficos, sobre os quais esta Coluna vem chamando a atenção há tempos: o eleitor mudou e quer mudanças imediatas.

        Esse parece ser um dos efeitos induzidos pela longa crise, sobre os cidadãos, e indica, claramente, que para muitos, a saída para esse quadro de recessão econômica, ética e política é pela trilha da moralização administrativa da máquina pública, a começar pela qualidade moral dos novos candidatos que vierem a se colocar no próximo pleito.

        Inúmeros exemplos históricos demonstram que, ao longo da história da humanidade, nenhuma civilização logrou sucesso abandonando princípios éticos nas relações entre a sociedade e o Estado. Não foi diferente no passado e não é no presente. Observada pelo seu lado pedagógico, crises possuem o condão incandescente de inflamar as pessoas, retirando-as de seu conforto passivo.

        As grandes manifestações de rua de 2013 já assinalavam uma nascente corrente de descontentamento dos brasileiros, principalmente com o comportamento, digamos, desleal, dos políticos do país. “Não nos representam” era a frase que se via estampada na maioria dos cartazes.

        Mais do que ideologias vazias e maniqueísmos artificiais, criados por marqueteiros cuja a imaginação se iguala em ganância, o que o brasileiro exige agora (92%) é o pragmatismo sob a forma de intenso controle dos gastos públicos. Chega de gastar muito e mal o dinheiro suado do contribuinte. O que se espera dos candidatos para 2018 é um real conhecimento dos problemas do país (89%). Para tanto, o eleitor quer que os pretendentes a cargos eletivos demonstrem experiência em assuntos econômicos (77%).

Charge: ozailtonmelo.blogspot.com.br
Charge: ozailtonmelo.blogspot.com.br

         Um aspecto que chama a atenção na pesquisa, e que também temos insistido aqui, é que a performance dos candidatos como prefeito e governador deveriam ter um grande peso no processo de escolha do novo presidente (72%). Na realidade, e pelo que tem demonstrado recentes experiências malfadadas, ter sido prefeito e governador anteriormente e ter recebido, em ambas as funções, a aprovação da comunidade, deveria se constituir na condição sine qua non para todo e qualquer candidato à presidência da república.

        A pesquisa mostrou ainda que os brasileiros anseiam pela moralização administrativa, pelo combate à corrupção e principalmente pela punição dos corruptos. Nesse quesito, no perfil exigido aos próximos (87%), a honestidade deveria ser o principal atributo pessoal. Para (84%) dos pesquisados é preciso que os candidatos tenham nome absolutamente limpo.

        A pesquisa da CNI mostrou ainda que é alto o número de eleitores pessimistas com as próximas eleições e um dos motivos é justamente os seguidos casos de corrupção. Sem dúvida as eleições desse ano servirão como um balão de ensaio para as mudanças que a nação quer.

        O fato é que, pelo o que se tem visto até agora, nenhum dos candidatos que tem se apresentado ao pleito, com exceção do atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, possuem, nem de longe, o perfil exigido agora pelo cidadão. Veja a pesquisa completa no blog do Ari Cunha

Link para a pesquisa: https://static-cms-si.s3.amazonaws.com/media/filer_public/0d/c4/0dc466d0-a5c8-46cb-bbac-0e846860deba/retratosdasociedadebrasileira_43_perspectivasparaaseleicoesde2018.pdf

A frase que foi pronunciada:

“O país não pode parar, apesar da crise política. Há no Brasil lideranças capazes de buscar equilíbrio entre os poderes.”

Robson Braga de Andrade, presidente da CNI

Voto legal

Seminário Financiamento Eleitoral e o uso de crowdfunding (vaquinhas) nas eleições. Com a participação de Eduardo Frazão do Amaral. Hoje às 14h30, no edifício da OAB, no SAS Quadra 5 – 21939746.

Cultura

Vem de Porto Alegre a boa nova.  Hoje, toma posse como presidente da Fundação Theatro São Pedro, um dos ícones da cultura do Rio Grande do Sul, Antonio Holfedt, professor universitário e um dos críticos de teatro que há mais tempo mantém uma coluna em jornal impresso, Jornal do Comércio. O governador gaúcho, José Ivo Sartori, sinaliza com essa nomeação seu apoio aos artistas e intelectuais da terra de Érico Veríssimo e Mário Quintana.

Foto: univates.br
Foto: univates.br

Novo diretório

O Partido Novo inaugura novo diretório em Brasília e imerge dentro do sistema da economia colaborativa. Eles inauguram o espaço dentro do Copa Network, que abre suas portas no dia 7 de março, na 305 Norte. Será uma boa oportunidade de ter um contato direto com empreendedores da cidade, já que o grupo prima pela liberdade de mercado, além de várias propostas para a economia.  A ideia do espaço compartilhado é justamente proporcionar uma experiência agregadora, interatividade e conexão entre os usuários.

Foto: donnysilva.com.br
Foto: donnysilva.com.br

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

Basta, para tanto, que se vejam as coleções dos jornais da época das outras eleições, para que se constate que no Rio os deputados não compareciam, preferindo as campanhas eleitorais em seu Estado. (Publicado em 17.10.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin