Black Friday ou Grey Day

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960, com Circe Cunha e Mamfil

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

Foto: Arquivo/Agência Brasil

 

Copiar dos Estados Unidos datas festivas como o Halloween, comemorado em 31 de outubro, e o Black Friday, a grande data das promoções de venda, que entrará em cartaz nessa próxima sexta-feira dia 29, tem sido para os lojistas de todo o país uma solução a mais para driblar a crise que vem se abatendo de forma generalizada sobre a economia nacional desde 2015.

O pretexto para atrair compradores é sempre bom para movimentar o comércio, mantendo os empregos em toda a cadeia de produção até à venda final e ainda injetar dinheiro, em forma de impostos no Estado. Este, pelo menos, é o lado bom de atividades desse tipo. Como ocorre geralmente com todo o tipo de cópia, iniciativas como essa não têm ocorrido exatamente como nos países do Norte, onde essas promoções são realmente para valer, ajudando na rotação de mercadorias, abrindo espaço para a entrada de novos produtos que, no Natal, terão seu ponto alto de compras.

No Brasil, a Black Friday, propriamente dita, está mais para uma sexta cinzenta ou Grey Friday. Isso porque os preços de venda nessa ocasião, ressalvados alguns produtos e alguns comerciantes mais honestos, ficam exatamente no mesmo patamar ou milimetricamente abaixo por conta de malabarismos na precificação dos produtos. Muitos consumidores já detectaram o truque. Não espanta que nessa época aumentam as reclamações junto aos órgãos de fiscalização e nas redes sociais. É a chamada promoção de preço em que os produtos aparecem nas vitrines tabelados pela “metade do dobro”.

As artimanhas usadas para fisgar os consumidores são muitas, mas no geral os preços acabam ficando onde estavam. Obviamente que os órgãos de fiscalização dessas práticas pouco éticas também ficam a dever aos consumidores e, a não ser por uma notificação ou outra, feita ao acaso, tudo termina da mesma forma, ano após ano.

Não existe, por parte das autoridades, o cuidado de confeccionar cartilhas advertindo para essas práticas, nem impressas, nem nas redes sociais. As multas também são irrisórias e não surtem efeito. É preciso salientar que, durante esse evento, são movimentados mais de R$ 1,9 bilhão, ou 13 vezes a mais do que em dia normal de venda.

Para esse ano, está previsto um acréscimo de mais de 20% nas vendas, o que faz essa movimentação de dinheiro em todo o país saltar para mais R$ 2 bilhões em apenas um dia de vendas especiais.

Não bastasse essa tentativa de vender por um preço fora do anunciado, os consumidores ainda correm um sério risco por conta dos Hackers que nessa época ficam à espreita, à espera de compradores compulsivos que caem, aos milhares, em golpes praticados de diversas formas na rede mundial de computadores.

Nesses chamados phishings, os golpistas roubam dados e informações que serão usados em outros crimes. Também sobre esse problema, não há alertas específicos sobre essas práticas corriqueiras friamente elaboradas durante a Black Friday. Faltam dados fornecidos pelas autoridades sobre o número oficial desses golpes. É preciso, portanto, muita cautela e cabeça fria para não cair em ciladas, armadas dentro e fora das lojas.

 

 

 

A frase que foi pronunciada:

“Se essa sexta-feira especial fosse boa mesmo teria um nome mais alegre, mais brasileiro. Black Friday não é coisa nossa.”

Dona Dita, pensando enquanto tricota.

Charge do Lederly

 

Pauta

Importante como proteção à população vulnerável socialmente, a SEDES, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, é fruto do desmembramento da antiga Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH). Candidatos que passaram no último concurso para a instituição estão preocupados. Uma publicação no DODF mostra a pressa em contratar terceirizados, o que não é justo com quem estudou e se dedicou para ocupar uma vaga pública por competência. Hoje, às 15h, terá ato público na 515 Norte.

Cartaz postado na página “nomeiasedesdf” no Instagram

 

Civilidade

Com estacionamentos cheios em data que antecede o Natal, torna-se mais comum ver pessoas apressadas ocuparem vagas de idosos ou deficientes sem autorização. Ou mesmo aquelas que esquecem de identificar o direito de estacionar em vaga especial colocando a autorização em local visível. Vejam as fotos a seguir.

 

Petróleo

Leitor atento e cativo, Roldão Simas lembra que o petróleo pode ser substituído em diversos casos, mas ainda não há solução para caminhões, navios, aviões, lubrificantes e asfaltos.

Foto: agazeta.com

 

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

A população de Brasília está enfrentando um sério problema: os três jardins de infância não têm vaga suficiente. Dezenas e dezenas de crianças não poderão frequentar o jardim de infância, no próximo ano. (Publicado em 07/12/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin