Água de beber camará

Publicado em ÍNTEGRA

DESDE 1960 »

aricunha@dabr.com.br

com Circe Cunha e MAMFIL

Qual é a relação de causa c consequência poderia existir entre o inédito racionamento de água na grande Brasília, que levou à uma séria crise hídrica sem precedentes, e o tipo de política partidária praticada na capital nas últimas décadas? O que pode, num primeiro momento, parecer situações díspares, na verdade possui uma relação íntima e poderosa. Transformadas em moeda de troca, as terras públicas no DF foram, desde a emancipação política da capital, usadas de modo irresponsável e criminoso para auferir vantagens de todo tipo, desde a atração de votos até a obtenção de lucros para lá de suspeitos. É vã a esperança de que, algum dia, uma comissão parlamentar de inquérito da Câmara Legislativa desvende esse cipoal de irregularidades.

O alerta dado pela promotora de Justiça Marta Eliana de Oliveira mostra preocupação com o futuro. “Estamos em vias de sofrer uma crise hídrica sem precedentes caso não chova em breve ou chova pouco. No pior dos cenários, nossos reservatórios garantem água somente até dezembro. A população precisa adotar com urgência a prática de economizar água. Não podemos fazer chover, mas podemos passar a usar a água com responsabilidade e consciência, de modo sustentável”

Às vezes em que o Estado convidou a população para contribuir com diversos tipos de racionamentos houve a mobilização nacional. Poucos meses depois, veio a traição. Desde a permanência da violência após a entrega das armas, até o racionamento de luz, depois do a pagão que trouxe de brinde para quem contribuiu com o racionamento com uma conta mais alta, mostram como o consumidor e o cidadão são tratados com desrespeito. Ao lado das consequências do aquecimento global o que tem provocado, em grande parte, a situação de escassez de água em Brasília, é a ocupação irregular das terras públicas, principalmente naqueles sítios que os ambientalistas denominam de áreas de recarga.

Nas últimas décadas, sob a vista grossa dos principais órgãos de fiscalização, a capital sofreu um poderoso processo de inchaço populacional, com pessoas afluindo de todo o canto do país, atraídas pelas promessas de doação de lote e casa, em troca de apoio político. Do dia para a noite, centenas de novos bairros foram sendo erguidos às pressas e sem planejamento. O que resultou da irresponsabilidade e da ambição de algumas lideranças políticas locais, os brasilienses vão agora experimentando na pele as consequências.

Não é só o esgotamento hídrico, já alertado lá trás pelos ambientalistas, mas o colapso de toda a infraestrutura da cidade. Políticos, na sua maioria, têm dificuldade em entender o que é e para que serve o planejamento urbano. O horizonte desses personagens esporádicos se estende, no máximo, até as próximas eleições. O congestionamento em hospitais, escolas c em outros serviços públicos é o mesmo que vem se repetindo diariamente nas estradas e agravando o abastecimento de água e o fornecimento de luz. O padecimento atual da população resulta da ação inconsequente de hoje e de ontem das principais lideranças locais. A ameaça não só com a falta de água, mas a inviabilização da capital, infelizmente transformada em valhacouto de oportunistas e aventureiros de toda ordem.

A frase que não foi pronunciada

“Tom Jobim cantou a água e o amor enquanto Brasília nascia. Se estivesse vivo, cantaria a seca e a dor.”

Kleber Farias Pinto, pioneiro pensando nos bons tempos da cidade

Raridade

»Quem descreveu uma situação inusitada foi a amiga Rita Nardelle. A Avianca não pode voar pelas condições climáticas e imediatamente pagou transporte e hospedagem para os que ficaram. Respeito total.

Arte criança

»Atenção para a notícia enviada por Marcos Unhares. A Cia. Jorge Crespo prepara Inventos do vovô, nesta sexta-feira, em duas sessões- às 10h e às 16h – no Teatro Funarte Plinlo Marcos. A temporada terá 32 apresentações totalmente gratuitas para a meninada do DR

Inauguração

»Dia 30, na sexta-feira, um superevento promovido pelo Hospital Sírio-Libanês em Brasília. A sra. Marta Kehdi Schahin, presidente da Sociedade Beneficente de Senhoras do Hospital Sírio-Libanês, o CEO do Hospital, dr. Paulo Chapchap, e o membro do Conselho de Administração e diretor do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDD, dr. Giovanni Guido Cerri, recebem os membros do corpo clínico, autoridades e empresários de Brasília em um coquetel nas novas instalações na L2 sul.

História de Brasília

É multo caro o preço pedido pelo governador de Goiás. Brasília é uma cidade construída por uma equipe, está vivendo dificuldades por deficiências do governo, por falta de dinheiro. Brasília precisa de um técnico. (Publicado em 15/9/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin