A Fênix da música

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada por Ari Cunha (In memoriam)

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Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo

 

Fundada em março de 1974 pelo maestro Levino Alcântara, depois de uma longa batalha contra a burocracia  kafkiana local, e em pleno regime militar, numa época em que os incentivos públicos estavam, predominantemente e segundo a ideologia de então, mais direcionados às diversas modalidades de ensino técnico, a Escola de Música de Brasília (EMB) mostrou a que veio,  transformando-se, em poucos anos, na mais espetacular fábrica de talentos artísticos da capital e orgulho dos brasilienses que lotavam suas dependências.

Consolidada como centro das artes musicais, a EMB ganhou fama, não apenas em Brasília e no Centro Oeste, onde era reverenciada, mas em todo o  Brasil, sendo reconhecida, inclusive, na América Latina e em outros países fora do continente, como um centro de excelência na formação de músicos. Durante o tempo em que o maestro Levino esteve à frente, na condução da entidade, boa parte dos acontecimentos musicais, senão a mais interessante porção das apresentações musicais   da capital, desenrolavam-se em torno da escola, quer na apresentação de seus próprios grupos, quer pela grande rotatividade de espetáculos que aconteciam no bem equipado auditório, sempre lotado,  com atrações locais, nacionais e internacionais, oferecidos gratuitamente ao público.

O gosto pela escola era tanto que não seria demais considerar que a EMB formava uma grande comunidade familiar, reunindo pessoas diversas, mas com o mesmo amor pela música. Também o carisma do maestro fazia a diferença. Não foram poucos os músicos que chegaram, graças à generosidade de seu diretor, a morar na própria escola. Outros tantos encontraram seus pares, constituíram família e seguiram formando gerações de alunos que passavam a maior parte do dia dentro da escola. O mesmo agito e empolgação se verificavam nos famosos e concorridos Cursos Internacionais de Verão, promovidos a cada ano pela direção da EMB, com a fluência de músicos e professores de todas as partes do mundo.

Nesses períodos, a escola se transformava em território internacional, abrigando talentos vindos dos quatro cantos do mundo. Graças a esse ambiente descontraído, profissional, amador da música e acolhedor, onde melodias eram ouvidas em cada cantinho, espalhando-se pelos jardins em volta,  muitos reconhecem hoje que a EMB parecia viver como numa festa sem fim, alheia e absorta às muitas agruras políticas e econômicas daquela ocasião.

Foi numa escola com esse perfil humanizador que incontáveis músicos de grande talento, e que hoje brilham nos palcos do Brasil e do exterior, foram surgindo e se aperfeiçoando sob os cuidados e carinho de uma equipe devotada de professores. Emílio de César, Guerra Vicente, Reinaldo Coelho, Hugo Lanterjung, Ludmila Vinecka, Joel Bello Soares, Cecília Guida, Nicolas Claude Marcel Merat, Paul Schöer, Juan Sarudianski, Shigeru Tachiki, Christopher Bockmann e Eduardo Bértola entre tantos outros.

O maestro Levino era conhecido não apenas por seu talento em buscar o que melhor existia em recursos humanos e materiais para escola, mas também por agir como verdadeiro mecenas e produtor, promovendo diretamente aqueles alunos  nos quais pressentia  alguma  chama precoce de talento. De fato, não há como falar em EMB dissociada da imagem do maestro Levino. Ambos formavam uma só pessoa, uma só entidade. Não é de se entranhar, portanto, que, com o afastamento do maestro da direção da EMB, o que parecia uma grande e prazerosa festa de confraternização dos amantes da música, começou lentamente  a chegar ao fim.

Quis o que chamamos de destino que o afastamento do maestro viesse a coincidir com a lenta e gradual decadência  que foi tomando  conta  da maioria das escolas públicas, principalmente àquelas  voltadas ao ensino das artes, consideradas pelos burocratas da educação como supérfluas ou coisa do gênero, sem que se deem conta de que a arte, como bem disse o gênio Leonardo Da Vinci, “a arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível”.

O antigo e profícuo brilho do passado cedeu lugar a um estabelecimento de ensino de música, dentro dos moldes e na esteira do que ocorre hoje com a imensa parte das escolas públicas na capital e no restante do país. A falta de interesse de seguidos governos, principalmente daqueles que vieram após a malfadada e traiçoeira “maioridade política da capital”, ajudaram a reduzir, ainda mais, o brilho e a importância daquela que já foi a mais interessante obra erguida no planalto central, para o desenvolvimento e a promoção da arte musical.

No entanto, para aqueles que ainda acreditam no poder de transformação e aprimoramento do espírito humano pelas artes,  um renascimento, ao estilo Fênix, pode muito bem acontecer, provocando, quem sabe, um novo e revigorante ciclo para a EMB. Para tanto, seria necessário, além de um apoio efetivo do governo, o que ainda é um sonho distante, uma certa adesão entusiasmada por parte da comunidade.

Para essa missão, é primordial uma reorientação nos rumos dessa entidade, preparando-a, quem sabe, para os novos tempos pós-pandemia. De início, seria necessária uma reformulação profunda no currículo dessa escola, desvinculando-a da tradicional orientação burocrática e pedagógica da secretaria de educação local, afastando-a da didática modorrenta  e enfadonha imposta por burocratas do ensino, que nivelam, pela menor média, todos estabelecimentos de educação do Distrito Federal, principalmente aqueles devotados ao ensino das artes.

É sabido que a diminuição e mesmo a erradicação dos currículos escolares das disciplinas de arte ocorrem, apesar do que prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A falta de arte no ensino produziu, como resultado nefasto e esperado, o aumento assustador da violência nas escolas e principalmente contra os professores. O poder humanizador das artes, ao ser desprezado como fator fundamental de educação, gerou o que temos hoje na maioria dos nossos estabelecimentos de ensino: a transformação de escolas em centros correcionais ao molde de entidades como a Febem e correlatas. A perda do prazer em ensinar e aprender é fruto da abolição das artes dentro das escolas.

Para esses “novíssimos” dirigentes da educação, as grades curriculares de artes representam mais do que um estorvo, um verdadeiro e perigoso ninho donde advirão pessoas cônscias de sua própria dignidade e, ao que parece, isso não pode acontecer. Nessa nova escola de música, sonhada para os tempos atuais, além de uma infinidade de modelos de reconhecida efetividade, uma gama imensa de atividades voltadas para fazer, mais uma vez, dessa escola de artes musicais um modelo a ser seguido por todos.

As opções e os caminhos existem, não para uma retomada do passado áureo da EMB, que isso é impossível, mas para dar continuidade a um projeto simples na sua formulação, que é a introdução do ensino da música para todos aqueles que querem se aproximar dessa arte e fazer dela não apenas um meio de vida, mas um meio de aproximação de apaziguamento do espírito humano, esse sim fundamental em todo o tempo e lugar.

 

 

 

 

A frase que foi pronunciada:

“Brasília espirra música para todo o mundo. A Escola de Música de Brasília tem grande responsabilidade nisso.”

Paulo Tavares, músico, amigo de Levino

Inaugurada em 1974, Escola de Música de Brasília (EMB) começou ensinado o clássico e, depois, incluiu o popular | Foto: Arquivo / EMB

 

 

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

Um advogado já impetrou mandado de segurança em favor do sr. Jantoro, responsável pelo roubo de carne no Supermercado. A Justiça deve ajudar a cidade a ficar livre dos desonestos. (Publicado em 10/01/1962)

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