VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br 

Interina: Circe Cunha 
Colaboração Mamfil 

A imagem no exterior do Brasil da Lava Jato
 
Num mundo globalizado, a mídia, em todas as suas variantes, é apontada como o principal elemento que favorece e cria, cada vez mais,  a noção de que a humanidade tem um destino comum e vive num mesmo e conturbado planeta . Com o advento da rede mundial de computadores, a mídia ganhou um catalizador sem par, equivalente a revolução propiciada pela introdução dos tipos móveis criados por Gutenberg no século XV. A mídia eletrônica expôs o mundo numa vitrine permanente aos olhos de todos,  a todo instante. É nesta exposição diária, em âmbito global, que o Brasil desfila a cada dia com suas mazelas, como se fosse uma escola de samba do grupo C, com sua ala interminável de lideres corruptos, importunados agora por uma espécie de Operação Mãos Limpas à brasileira, cuja a profilaxia é feita por um Lava Jato turbinado. 
Se na Itália foram mais de cinco mil indiciamentos , com mais de 800 prisões, nossa expedição punitiva não fica atrás pelo volume de recursos desviados, que se contabilizam aos bilhões de dólares. Em 2002, com a estreia do Lulismo, os maiores bancos em operação no país recomendavam a seus clientes a redução de investimentos em títulos brasileiros, enviando para as matrizes sinais de alerta pessimistas. A Bolsa e as taxas de risco explodiram, levando consigo boa parte das reservas nacionais. Foi necessário uma guinada à direita, explicitada em carta registrada, que valeu enquanto foi conveniente ao proponente, para acalmar as tensões.
Passada pouco mais de uma década e fazendo uma retrospectiva daqueles dias de apreensão ao “fator Lula”, pode-se constatar agora, em meio a maior crise da história do país,  que aqueles temores externados pelos analistas naquela ocasião , tinham fundamento . A falha, naquelas análises catastróficas, ficou por conta do fator tempo.
O que se assiste hoje, já estava previsto, só não se sabia quando aconteceria.  É este o país que agora evolui na avenida mundo, exposto, sem meias palavras , pelos maiores periódicos do planeta. O
 New York Times em sua última edição afirmou que o Brasil está em pedaços, após os acontecimentos como o rebaixamento do rating pela Moody’s, a corrupção na sua maior estatal, a rebelião da classe política, o desprestígio da presidente Dilma além das manifestações de rua por todo o país pedindo seu impeachment.  
Na Europa o desfile de notícias sobre o Brasil. O jornal britânico The Guardian chama os protestos de rua de “demonstrações de direita” e fala da desorganização política e econômica do Brasil, mergulhado em crise profunda. As mídias se referem ao Brasil de forma negativa, sendo que os editoriais fazem previsões ainda mais sombrias sobre o desenrolar dos fatos.
Vistos aos olhos do mundo , em tempo real, é esse o país que temos por enquanto e não adianta replicar. Somos nós e nossas circunstâncias.
A frase que foi pronunciada:
“Os contribuintes constroem o país de dia e a corrupção nos poderes corrói à noite”
Luiz Ludovico, nas manifestações.
 
MCTI
Gestão de identidade, redes e novas tecnologias, segurança e privacidade, tele saúde e telemedicina, e-Ciência, tecnologias aplicadas à educação, cultura e defesa. Esses são alguns dos temas do fórum realizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Basta se inscrever no http://forum.rnp.br para participar das discussões. O evento eletrônico será nos dias 25 e 27 de agosto.
 
Concurso
Turbinando a preparação dos alunos para o concurso da Receita Federal José Wilson Granjeiro preparou um mega projeto. Uma semana de palestas com a participação exclusiva “Guru das Carreiras Fiscais”, Alexandre Meirelles.
Manutenção
GDF e comunidade discutiram sobre novas propostas para o Plano Distrital de Educação. Entre elas, a necessidade da ampliação do acesso a creches em 2016. A previsão é que em 2016 mais 36 novas creches estejam recebendo a criançada. É bom lembrar aos deputados Joe Valle e Prof. Reginaldo Veras que só construir não adianta. Muitas creches, já existentes, que dependem da verba do governo passam por dificuldades.
Agora vai!
Por falar em Educação, hoje é o último dia que a UnB recebe inscrição no curso básico de informática para quem tiver mais de sessenta anos de idade. As aulas vão de 31 de agosto a 19 de outubro. Informações pelo telefone 3107-6342 ou 3107-6385
It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin