Como criar deserto

Publicado em ÍNTEGRA

Desde 1960 »
Jornalista_aricunha@outlook.com
circecunha@outlook.com e MAMFIL

Pesquisa realizada, por mais de uma década, pela organização não governamental Forest Trends alerta que mais da metade dos desmatamentos ilegais de áreas de florestas tropicais do planeta foi provocada pela atividade agrícola. O Brasil, como o maior país tropical do mundo, é também o que mais tem destruído suas florestas para substituí-las por culturas comerciais de grãos e criação de animais.
Ainda de acordo com essa pesquisa, 90% do desmatamento da Amazônia brasileira tem como catalizador a atividade agrícola praticada de forma ilegal. Calcula-se que quase metade da soja produzida no país possui relação direta com a derrubada ilegal de florestas. O mesmo ocorre com a produção de carne. Segundo o relatório, 65% da pecuária para exportação é feita às custas do desmatamento ilegal.
O governo, por motivos óbvios, fecha os olhos. Na verdade, até hoje não se ouve falar numa investigação sobre os prejuízos causados ao meio ambiente por estas atividades. Vive-se num período de patriotismo agrário, no qual tudo o que vem do campo, principalmente os dólares, deve ser aceito com a mão no coração.
Costumamos dizer, cheios de orgulho, que somos hoje os maiores produtores de grãos e de carnes do planeta. Mas escondemos que, para chegarmos a esse grande feito, prosseguimos arrasando tudo em volta, com tratores e correntes, introduzindo, depois da bonança, a cultura da desertificação paulatina, deixando para trás um grande e abrasador areal para as próximas gerações.
A destruição do bioma é um capítulo que ainda está por ser escrito dentro do que consideramos ser nossa redenção econômica do momento.

A frase que foi pronunciada
“Nós não herdamos a Terra de nossos antecessores, nós a pegamos emprestada de nossas crianças.”
Provérbio Índio Americano

Eleições I
Caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o futuro do país. Assegurada como inviolável, falta apenas a impressão do voto pela urna eletrônica para convencer de que não há erros ou violações durante o sufrágio. O argumento de que o voto impresso demorará mais é muito frágil para um país que aguarda por mais de duas décadas para entrar nos trilhos.

Eleições II
Em 2018, o TSE terá sua parcela de responsabilidade em demonstrar competência para fazer valer o preâmbulo da Carta Magna. Na linha de frente, com a maior parcela de cidadania nas costas, está o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino. É da equipe dele que depende o sucesso e lisura das eleições em 2018.

Novidade
Visitas vexatórias estão com os dias contados em algumas unidades prisionais do país. Com as licitações feitas no ano passado, os escâneres corporais já começam a ser instalados. Em Santa Catarina, 11 unidades receberão os aparelhos.

Torcida
Cientistas brasileiros são disputados no exterior. Quem sabe agora, Leonardo Brito consiga mudar essa situação valorizando nossos gênios? O garoto de 17 anos foi admitido em Harvard depois de participar do programa Jovem Senador. Ele é de Rondônia e tem como sonho se tornar cientista e mudar a legislação brasileira para, efetivamente, valorizar o desenvolvimento científico e tecnológico do país. As universidades de Stanford, Columbia e Tufts também o aceitaram. Ele parte para Harvard em agosto.

Senado
O programa Jovem Senador é um projeto da Secretaria de Comunicação Social, Secretaria-Geral da Mesa e Consultorias Legislativa e de Orçamento, com apoio da Diretoria-Geral.

Denúncia
O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) foi um dos grandes vilões do país, ao descumprir sua competência e sua missão. Prova disso são as operações da Polícia Federal. O ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy reconheceu a inoperância do órgão, suas falhas e a fragilidade nos procedimentos que lhe cabem. A parcialidade na distribuição dos processos e a demora para finalizá-los foram os problemas mais graves.

História de Brasília
Não diz, entretanto, o sr. Maurício Jopert da Silva, que o projeto Cota Mil ficou à disposição da Câmara durante largo tempo, e, se assim foi feito, é porque todos concordaram. (Publicado em 26/09/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin