Democracia conspurcada

Publicado em ÍNTEGRA

Desde 1960

jornalista_aricunha@outlook.com
MAMFIL
circecunha@outlook.com

Num país sério, uma declaração pública, escrita por uma das mais altas autoridades da Justiça, denunciando os ataques perpetrados contra a democracia pela corrupção e pelo abuso do poder econômico, mereceria um tal grau de atenção que seria capaz de paralisar todo o Estado até que os fatos fossem devidamente postos a limpo.

No Brasil, mergulhado há alguns anos nas profundezas de uma crise econômica, social e política, justamente por conta da corrupção endêmica, a declaração oficial ainda não mereceu a atenção devida, talvez, por causa da grande avalanche de denúncias que surgem a cada dia. Ainda assim é preciso ficar atento às revelações que vão esclarecendo o alto grau de comprometimento das autoridades de governo com ilícitos de toda ordem, praticados nas várias instâncias do poder e que tem levado ao apodrecimento adiantado das instituições nacionais.

“A triste realidade de uma democracia sob ataque”, como diz no documento o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não é força de expressão, capaz de conferir à retórica uma áurea de gravidade maior, mas a constatação isenta de um alto técnico do Judiciário sobre enormes estragos provocados por uma camarilha, formada por grandes empresários, que em conluio com membros do Executivo e do Legislativo privatizaram o Estado, reduzindo-o a um entreposto de comércio para o enriquecimento pessoal.

“O trabalho desenvolvido na Lava-Jato, diz Janot, não tem e jamais poderia ter a finalidade de criminalizar a política”. Em sua mensagem, o procurador-geral chama a atenção para um fato mencionado neste espaço e percebido por alguns, da “oportunidade ímpar de depuração do processo político nacional”.

De fato, a janela de oportunidades que se abre nesse momento e que torna possível uma transformação radical no Estado, capaz de igualar o Brasil a outras nações desenvolvidas e sérias do planeta, é única em séculos de história e não deve ser desperdiçada de forma alguma. Pois, como diz Janot, “a democracia não é um jogo de fraudes”, mas, “indispensável ao desenvolvimento sustentável do nosso país”.

Mesmo para um país anestesiado por tantos casos e corrupção, soa estranho que não haja por parte dos juízes, até esse momento, uma resposta incisiva em defesa da democracia e contra a criminalidade que se apossou da máquina do Estado. Quem sabe não seria essa a hora certa de os juízes unirem esforços para a realização de um grande mutirão de socorro ao erário para acelerar a análise do volumoso processo, dando a resposta que a sociedade quer e anseia para o presente imediato sem mais delongas.

A frase que foi pronunciada

“Nosso Trump é o Bolsonaro.”

Noelen Juliany Borges Silva

E agora?

» Dicas de economia de água e luz. Só o que não cola mais para os consumidores, que todas as vezes que se propuseram a colaborar com o governo tiveram menos e pagaram mais.

Convocação

» O regente Felipe Ayala convida quem gosta de cantar a participar no Coro Italiano da UnB. Neste ano, a atração será o Grande Encontro de Coros Italianos em Brasília, que acontecerá em junho. Todas as vozes são bem-vindas, mas baixos e tenores são sempre necessários. Classificação vocal em 21 e 28 de março, das 18 às 18h50. Mais informações 9 9970-6887.

Portas abertas

» Autores de Brasília podem lançar seus livros gratuitamente no Restaurante Carpe Diem (104 sul) e ainda ganhar garrafas de vinho para brindar com os convidados. O proprietário e chef da Casa, Fernando La Rocque, é apoiador da cultura e, desde a inauguração, cedeu o espaço para aproximadamente 3.500 lançamentos. Esse é um dos diferenciais do espaço, não se limitar a um só tipo de atividade, inclusive, há uma biblioteca dentro do restaurante, na qual todos os livros lançados ali estão disponíveis para os frequentadores, que podem, mediante autorização de algum responsável, pegar emprestado.

Amor para sempre

» Raymond e Rose Frajmund deixaram marcas em Brasília. Olhos sensíveis, ouvidos pacientes e corações enormes. Patrícia avisa que Rose foi se encontrar com Raymond.

Inacreditável

» Foi nesta semana, em plena manifestação, em que o tema era a reforma da Previdência, exatamente em frente ao Ministério da Fazenda, camelôs vendiam água, cachorro-quente e armas. Desde aparelho que dá choque até canivetes.

História de Brasília

A cozinha está em péssimas condições, a lavanderia também, a limpeza é feita pelos candangos da obra, e o que salva é a dedicação dos funcionários e dos médicos. Mas essa boa vontade está, inclusive, prejudicando. A direção confia em que cada um dá o máximo de si e, com isso, a equipe vai se esgotando. (Publicado em 23/9/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin