À sombra do Estado

Publicado em ÍNTEGRA

ARI CUNHA

Visto, lido e ouvido

Desde 1960

com Circe Cunha e Mamfil

colunadoaricunha@gmail.com;

Charge: blogdozeca100.blogspot.com.br
Charge: blogdozeca100.blogspot.com.br

            Em qualquer relação que se organize para elencar os principais fatores que contribuem hoje, efetivamente para a formação do chamado Custo Brasil, ao lado de elementos como as péssimas infraestruturas e um emaranhado de impostos e tributos irão aparecer, também no topo da lista, o sofrível quadro partidário. São dezenas de legendas de aluguel, repletas de políticos das mais diversas tendências, mas que, ao fim ao cabo, buscam, por meio da representação popular, imiscuir-se na administração pública apenas para obtenção de lucros fáceis e rápidos para si e membros de seu grupo.

             Em outras palavras, os prejuízos advindos da baixíssima qualidade de nossos representantes junto ao Estado, contribuem, cada um ao seu modo, para solapar os pilares do desenvolvimento nacional, corroendo sua sustentação e provocando uma fadiga generalizada em todo o sistema.

           A guisa de exemplo, ao relacionar a elevada corrupção administrativa pública como um dos elementos que concorrem para o Custo Brasil, a primeira leitura que se pode inferir dessa afirmação é que as indicações partidárias, para o preenchimento dos mais altos cargos de gestão administrativa do Estado estão enfeixadas nas mãos dos partidos políticos, mormente de suas lideranças, que indicam esses nomes, dentro do conceito de mão dupla de loteamento político da máquina em troca de apoio ao governo de plantão.

Charge: odireito-oavesso.blogspot.com.br
Charge: odireito-oavesso.blogspot.com.br

         Apenas por essa característica, muito peculiar à nossa cultura, ao qual estudiosos denominam presidencialismo de coalizão, dá para entender não só os entraves antepostos à administração do Estado, mas explica por que muitos desses nomes, invariavelmente, acabam estampados nas manchetes dos jornais.

          Nesse sentido, em qualquer direção que se analise os elementos do Custo Brasil, lá estará explícito ou não o elemento político, encrustado e parasitário, concorrendo para sua desvirtuação. O déficit público elevado, a burocracia excessiva, a cartelização da economia, a alta carga tributária ou os custos trabalhistas, todos eles, responsáveis pelo nosso atraso secular, possuem não só sustentação direta do mundo político, mas subsistem graças à indiferença com que encaram esses problemas.

          Mesmo nos elementos como a legislação fiscal complexa, a insegurança jurídica, o alto custo dos insumos como a energia, podem ser encontrados a digital impressa da política nacional. Isso sem falar na baixa qualidade educacional e a falta de mão de obra qualificada, todas decorrentes da pouca ou nenhuma vontade por parte das principais lideranças políticas do país em mudar esse quadro desolador.

          O fato mais aterrador é que existe um diagnóstico preciso e antigo das causas que induzem o Custo Brasil. O que parece não existir são atores com atributos à altura do desafio para mudar esse estado de coisas. Na realidade a retirada desses empecilhos para o país deslanchar colocaria em xeque a própria existência de grande parte de nossa classe política, abrigada a séculos à sombra frondosa de um Estado rendido.

Frase que foi pronunciada:

“Lamentavelmente, Lula se corrompeu. Embora a defesa insista no ato de ofício para configuração do crime de corrupção, vale lembrar que essa questão já foi superada pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do Mensalão.”

Procurador Mauricio Gerum, do Ministério Público Federal (MPF)

Foto: folhapolitica.org
Foto: folhapolitica.org

Rybená

No portal da UniCEUB, o internauta surdo pode compreender as informações pelo Rybená. Essa solução foi criada em 2003 pelo DFJUG – Grupo de Usuários Java do DF, em parceria com o Instituto CTS. A ideia era criar um celular para surdos. Nem sempre quem não ouve sabe ler. O natural é a linguagem de sinais.

Foto: rybena.com.br
Foto: rybena.com.br

Modernidade

Novidade em Nagasaki, a cidade da bomba atômica. Os idosos do local deram um jeitinho para driblar a solidão. Com os filhos sempre ocupados lutando pela sobrevivência, casas sempre vazias, resolveram praticar atos ilícitos para ir para a cadeia. Lá recebem alimentação balanceada, ficam em um ambiente seguro, agradável, têm atendimento próprio para a idade e fazem novas amizades.

Muito bom

Chico Sant’Anna é administrador de um grupo no Whatsapp com vários jornalistas da cidade. As pautas batem de mão e mão e a velocidade das notícias é incrível. Inscritas as mais variadas mídias como: Radar Santa Maria, Blog do Mercúccio, Notícias da Ceilândia, Gama, Guará.

Lástima

Um cartão de Natal postado no dia 5 de dezembro em Connecticut chegou no dia 21 de março no destino em Brasília. Correios, quem te viu e quem te vê.

Charge: estevesporai.blogspot.com.br
Charge: estevesporai.blogspot.com.br

 

Interventor

Nomeado pelo Papa Francisco como administrador apostólico da Diocese de Formosa (GO), o arcebispo de Uberaba (MG), dom Paulo Mendes Peixoto, está em Brasília. Já repetia o filósofo de Mondubim: Deus inventou a fé e os homens a religião.

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

Carta anônima do Senado fala no concurso que deveria se realizar naquela casa do Congresso. Carta anônima, eu jogo na cesta. Quem não tem coragem de dizer o que vê de errado, que fique calado. Volte, querendo, mas em forma de gente. (Publicado em 17.10.1961).

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin