cia Lumiato Foto Diego Bresani - Iara
cia Lumiato Foto Diego Bresani - Iara cia Lumiato Foto Diego Bresani - Iara

Lumiato: Grandes companhias da cidade – Entrevista com Thiago Bresani

Publicado em Artes Cênicas, Teatro

O teatro de formas animadas é um dos gêneros mais tradicionais nas artes cênicas. Capaz de encantar crianças e adultos, companhias como a cia. Lumiato se responsabilizam por difundir de maneira profissional e dinâmica e linguagem nos teatros de Brasília.

Criaturas, cores e formas ganham vida em cena pelas mãos de seus criadores, que constroem com elas uma forte relação de proximidade. Os criadores da Lumiato, Thiago Bresani e Soledad Garcia, firmam-se como um dos importantes nomes da criação criativa no Distrito Federal.

Os atores encontram suas próprias especificidades na hora de animas e precisam aprender a manipular seus bonecos e formas animadas de maneira fluida e orgânica. As figuras misteriosas, envoltas por cores, sombras e uma atmosfera de sonhos, despertam a imaginação até mesmo das mantes mais cansadas.

cia Lumiato Foto Diego Bresani - Iara

O trabalho da cia. Lumiato com essa linguagem é tão especial que o grupo foi selecionado, em 2017, para participar de um dos circuitos teatrais mais importantes da Argentina. Desde 2012 o grupo se dedica à pesquisa e produção de espetáculos de teatro de sombras contemporâneo.

Acostumados a circular por palcos de diferentes lugares do Brasil e do mundo, a Lumiato, criada em 2008, tem em seu currículo mais de vinte festivais nacionais e internacionais.

Considerada uma das referências do teatro de sombras, com um encantador jogo de luzes e formas, os artistas-criadores contam suas histórias e narrativas de maneira poética. O caráter lúdico se aproxima fortemente da linguagem infantil e pode também emocionar os adultos que se entregam à poesia.

Confira entrevista com Thiago Bresani, da cia. Lumiato

cia Lumiato Foto Diego Bresani - Iara

Qual sua idade, há quanto tempo trabalha com teatro e há quanto tempo trabalha com teatro de formas animadas?
Tenho 32 anos, trabalho com Teatro desde o ano de 2004, e comecei a trabalhar com teatro de formas animadas em 2005, então já tenho 11 anos trabalhando. Comecei a partir do encontro com o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, o Mamulengo, quando conheci a Cia Carroça de Mamulengos.

O que te encanta mais nesse tipo de teatro, como o da Lumiato? Que técnicas, estilos você usa?
O que mais me interessa no teatro de formas animadas, são as inúmeras possibilidades que existe de trabalhar com imagens, metáforas e símbolos e sons. Hoje em dia trabalho com Teatro de Sombras Contemporâneo.

Como é esse mercado aqui em Brasília? Cresceu nos últimos anos? Há, público, espaços?
O mercado em Brasília é bom, temos dois grandes Festivais de teatro de formas animadas, o Festival internacional de Teatro de Bonecos e o Festineco organizado pela Cia Voar teatro de bonecos do Gama. Brasília tem grande número de grupos e Cias. que trabalham com as formas animadas, quase 25, que também são reconhecidas dentro e fora do Brasil.

cia Lumiato Foto Diego Bresani - IaraHá muito público, e cresceu muito nos últimos anos, já os espaços infelizmente a maioria dos espaços culturais e Teatros estão fechados em Brasília, então temos um grande parceiro que é o SESC/DF, que fomenta muito o teatro de formas animadas aqui em Brasília e no Brasil.

Como é o processo de produção e ensaio de um espetáculo com formas animadas na Lumiato? 
O processo de montagem do espetáculo de Teatro de Sombras “Iara – O encanto das águas” demorou 12 meses, isso porque tínhamos que aprender uma nova técnica, o processo começa com a criação de uma dramaturgia para teatro de sombras ou a adaptação para essa linguagem.

Depois existe muita construção de Bonecos, silhuetas, pequenos cenários, adereços, Cenografia, a pesquisa de diferentes tipos de materiais. Tudo isso leva tempo e pesquisa. Depois você irá testar em cena, durantes os ensaios, se é preciso refazer a silhueta porque é pequena, ou se precisa de outras cores, depois vem os ensaios para poder ter a precisão e fluidez na manipulação.

O que muda em relação ao teatro tradicional?

cia Lumiato Foto Diego Bresani - Iara

Todos as etapas anteriores faz que a produção de um espetáculo de teatro de sombras tenha bastante tempo. Acho que todos elementos diferencia uma produção de Teatro de atores, onde muitas vezes o trabalho é apenas com o Ator.

Por que motivo esse teatro costuma carregar o estigma de ser feito apenas para crianças? Ele costuma agradar a todos os tipos de público?
A maioria das produções de teatro de formas animadas e destinado a crianças, possivelmente porque ele imita a forma de brincar que tem uma criança, ele pega um boneco inventa suas histórias, claro que essa brincadeira depois se transforma para ter um conteúdo teatral, mas em essência tem isso em comum.

Na modernidade, infelizmente, a brincadeira se encontra longe do mundo do adulto, então esse universo parece ser destinado só as crianças.

No entanto, nos países onde o teatro de formas animadas se encontra mais desenvolvido, existem muitas produções destinadas a adultos. Em Buenos Aires, por exemplo, existem várias instituições que oferecem cursos superiores de teatro de formas animadas e os adultos foram acostumados a assistir peças de qualidade desde crianças tendo mais possibilidades de quebrar o preconceito.

Como é a interpretação do ator com os bonecos e o trabalho nesse tipo de teatro? Quais são os aspectos técnicos mais importantes?

Foto Diego Bresani - Iara - 6Cada técnica do teatro de formas animadas tem uma maneira de trabalhar a interpretação do ator. No teatro de sombras chamamos a pessoa que trabalha com essa linguagem de Sombrista.

O trabalho com o sombrista é muito complexo pois ele trabalha com a projeção de silhuetas, objetos e corpos, claro que ele tem uma silhueta na mão mas está sempre olhando para a tela onde está sendo projetada a sombra.

Depois existe a possibilidade de trabalhar com a sombra corporal do ator, abrindo um campo enorme de possibilidades de tamanhos, cores e formas da sombra. Aqui o aspecto técnico mais importante é o trabalho com a luz e a escuridão, de poder estar atento a todo espaço de atuação do sombrista no palco, seja com o corpo do ator, da silhueta ou do objeto.

Como é o envolvimento com o público?
O teatro de formas animadas utiliza muitas imagens simbólicas, metafóricas, que abrem diferentes universo nas pessoas que estão assistindo, muitas vezes sem utilizar a palavra, apenas sons e trilha sonora, ele chega de uma forma muito potente no público presente.

Cia Lumiato_Iara o encanto das águas_Foto02_fotógrafo Diego Bresani