Cia Lumiato Foto Diego Bresani - Iara
Cia Lumiato Foto Diego Bresani - Iara

Premiada Cia Lumiato de teatro de formas animadas parte hoje para festival na Argentina

Publicado em Artes Cênicas, Teatro

As possibilidades são inúmeras, tanto nas técnicas quanto no uso de imagens, metáforas, símbolos, luzes e sons. Recriar a humanidade de maneira poética, levando vida a figuras inanimadas, é o trabalho de atores e atrizes que trabalham com o teatro de formas animadas, como os da Cia Lumiato, cada vez mais presente no Distrito Federal. O personagem em cena carrega consigo a energia do artista que o manipula e cria uma relação forte de troca e empatia com plateias das mais diversas idades.

Foto Diego Bresani - Iara - 5

Animar formas é da natureza da infância e por este motivo a técnica é tão associada, e faz tanto sucesso, entre os pequenos. Mas vale lembrar que a capacidade de imaginação e criação é também parte da formação do adulto e, assim sendo, os bonecos encantam a todos. Com trabalhos encantadores e muito bem produzidos, a cia Lumiato se consagra como um dos grupos mais importantes e premiados em teatro de formas animadas no DF.

Thiago Bresani, integrante da cia, trabalha com a técnica das formas animadas há 11 anos, tendo começado com o teatro de bonecos popular do nordeste, o mamulengo. O ator acredita que tal tipo de teatro abre diferentes universos nas pessoas que o assistem, muitas vezes sem a utilização da palavra, com apenas sons e trilha sonora. Recentemente, a Cia Lumiato foi selecionada para participar do Circuito INT 2017 do Instituto Nacional de Teatro, na Argentina.

Foto Diego Bresani_IARA_1

A companhia foi selecionada entre mais de 1000 propostas mundiais e se classificou entre os 17 espetáculos, sendo cinco do Brasil e um de Brasília: o premiado espetáculo Iara – O encanto das águas. O grupo parte hoje rumo ao festival e essa é a primeira vez que o Instituto Nacional de Teatro abre uma convocatória nacional para participações no circuito.

Os espetáculos selecionados vem da França, Colômbia, República Checa, Uruguai, Chile, Bélgica, Canadá, Equador, entre outros. A apresentação da companhia brasiliense será nos estados de Neuquén (região patagônica), Córdoba e Rosário. A cia. é referência no teatro de formas animadas do Distrito Federal e coleciona diversos prêmios.

Cia Lumiato_Foto01_fotógrafo Diego Bresan

Cada técnica do teatro de formas animadas tem uma maneira de trabalhar a interpretação do ator e Thiago Bresani destaca que o mercado de Brasília é bom pra a área, com a presença de dois grandes festivais de teatro de formas animadas: o Festival internacional de Teatro de Bonecos e o Festineco organizado pela Cia Voar teatro de bonecos do Gama. A cidade tem quase 25 grupos que trabalham com a técnica e são reconhecidos em diversos estados do país.

“O processo começa com a criação de uma dramaturgia para teatro de sombras ou a adaptação para essa linguagem depois  existe muita construção de bonecos, silhuetas, pequenos adereços, cenografia, a pesquisa de diferentes tipos de materiais, tudo isso leva tempo e pesquisa, depois você ira testar vê se funciona em cena durantes os ensaios, se é preciso refazer a silhueta porque é pequena, ou se precisa de outra cores, depois vem os ensaios para poder ter a precisão e fluidez na manipulação”, conta o artista.

A Cia Lumiato

 

cia lumiato

A companhia de teatro Lumiato foi criada em 2008, em Buenos Aires, Argentina, pelos atores Thiago Bresani e Soledad Garcia. Ambos são formados pelo curso de teatro de bonecos da Universidade de San Martin, onde estudaram várias linguagens do teatro de formas animadas, produzindo espetáculos, oficinas e se apresentando em festivais da América Latina. A partir de 2012 passara a pesquisar e produzir espetáculos de teatro de sombras contemporâneo.

 
Confira a programação e informações atualizadas do Circuito Teatral INT 2017
http://circuitoteatral.inteatro.gob.ar/