Mobilização funciona e PL 2633 não entra na pauta de hoje

Publicado em cidadania, Povos indígenas, Sem categoria, sustentabilidade

O PL 2633 não entrou em votação nesta quarta-feira (20/5), como estava previsto. O adiamento ocorre após mais uma semana de intensa mobilização social no país e pressão de mercados internacionais e membros do parlamento europeu, que demonstraram suas preocupações com relação à aprovação da proposta.

Entretanto, a retirada de pauta da sessão de hoje do PL 2633 não configura uma vitória, alertam os especialistas. As informações são que o PL deve entrar na agenda de votação na semana que vem.

“Nós vamos continuar atentos e pressionando, para garantir que a sociedade brasileira seja respeitada. Os deputados eleitos pelo povo devem estar dedicados a enfrentar a triste crise sanitária que vivemos e não se valendo da menor participação e debate no rito legislativo para aprovar medidas que vão beneficiar criminosos”, declara Luiza Lima, da campanha de Políticas Públicas do Greenpeace.

“Os deputados sabem que não há acordo na sociedade com a grilagem. E nós sabemos que eles não se deram por vencidos. A bancada ruralista e o governo Bolsonaro seguem convictos que, em meio a pandemia, é hora de aumentar desmatamento e grilagem”, acrescenta Luiza.

Relator do PL 2633 diz que governo quer flexibilizar ainda mais as regras da proposta

O deputado Marcelo Ramos (PL-AM), relator do PL 2633, disse que construiu um acordo com vários segmentos da sociedade para votar a proposta hoje. Porém o projeto foi retirado de pauta. Segundo o parlamentar, o governo quer flexibilizar as regras e ele não aceitou fazê-lo, por isso a proposta não foi adiante.

“Alguns setores do governo desejam um projeto mais flexível e com limites maiores. Não tenho como avalizar isso, razão pela qual não aceitarei mudança no meu relatório porque tenho compromisso com a garantia de titulação, crédito e adesão a programas governamentais aos pequenos produtores e agricultores familiares, com proteção ao meio ambiente e travas à grilagem. Como amazonense, não posso me afastar disso”, explicou.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*