ODS: Ferramenta ajuda empresas a alcançar os objetivos da ONU

Publicado em Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, ODS

Com 10 anos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), foi lançada uma nova ferramenta online e gratuita de gerenciamento de impacto para a comunidade global de empresas. Disponível em cinco idiomas, o SDG Action Manager capacita empresas de todos os tamanhos, no mundo inteiro, a adotar medidas significativas e acompanhar seu progresso nos objetivos globais.

Desenvolvido pelo B Lab e pelo Pacto Global das Nações Unidas, o SDG Action Manager reúne a Avaliação de Impacto B do B Lab, os Dez Princípios do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU com a intenção de viabilizar que empresas realizem ações significativas por meio de autoavaliação dinâmica, benchmarking e aprimoramento. 

O objetivo é que as empresas da América Latina e do Caribe participem e liderem uma transformação que vá além de apenas adaptar as práticas tradicionais ao ODS, repensando modelos de negócios e fomentando ações coletivas. 

ODS

“Ingressamos na década da ação, como definiu o secretário-geral da ONU, António Guterres. Não há mais tempo a perder quando se trata de atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirma Carlo Pereira (foto), diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global. “O SDG Action Manager representa uma oportunidade real para que as empresas insiram de fato os ODS em suas estratégias de negócios, único caminho para avançarmos com a consistência e a velocidade necessárias.”

Segundo Lise Kingo, CEO e diretora executiva do Pacto Global das Nações Unidas, há um reconhecimento claro de que a ação ainda não está à altura do desafio. “A comunidade empresarial tem um papel importante a cumprir. O SDG Action Manager foi desenvolvido para mobilizar o setor privado a tomar ações significativas e nos colocar de volta aos trilhos para alcançar a Agenda 2030.”

“Mudar o papel das empresas na sociedade sempre foi a essência da visão do B Lab. E agora, faltando apenas 10 anos para cumprir a Agenda de Desenvolvimento Sustentável para 2030, o papel das empresas não é mais apenas participar da busca pelos Objetivos Globais, mas liderar”, afirma Andrew Kassoy, cofundador e CEO do B Lab Global. “É preciso usar o poder dos negócios para resolver os problemas mais urgentes do mundo e inspirar outras pessoas a fazer o mesmo”, acrescenta.

Acesse o SDG Action Manager aqui.

 

 

One thought on “ODS: Ferramenta ajuda empresas a alcançar os objetivos da ONU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*