Embrapa lança revista educativa de combate ao desperdício de alimento

Publicado em Sem categoria, sustentabilidade

A Embrapa e parceiros lançaram nesta terça-feira (26/11), em Brasília, uma revistinha em quadrinhos da Turma da Mônica e um guia didático para professores sobre consumo sustentável. As publicações educativas explicam os impactos negativos do desperdício de alimentos nas famílias e dão dicas de como substituir este hábito por um consumo mais sustentável. A iniciativa é parte de projeto do programa de cooperação Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil, liderado pela Embrapa em parceria com o WWF Brasil e apoio do Instituto Maurício de Sousa.

A Embrapa atua com parceiros em ações de educação para mudança comportamental sobre desperdício de alimentos por meio da iniciativa Sem Desperdício , lançada em 2016 pela Embrapa, WWF Brasil e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Combate ao desperdício de alimentos 

O projeto apoiado pela União Europeia está alinhado com esta campanha e foca na educação de jovens estudantes e professores dos ensinos fundamental e médio. Nascida como uma campanha de comunicação para conscientizar o público urbano sobre o desperdício de alimentos, o #SemDesperdício despertou o interesse da Delegação da União Europeia no Brasil e, por meio do programa de cooperação Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil, atividades de pesquisa e apoio a políticas públicas têm sido executadas desde 2017.

As publicações terão tiragem impressa e serão disponibilizadas gratuitamente em formato digital. Para dar início à divulgação, dois dias de campo do programa Embrapa & Escola estão sendo realizados em Rio Branco (AC) e Aracaju (SE) neste mês de novembro, quando também ocorre a fase final do concurso de inovação Horta & Escola, atividade coordenada pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e apoiada pelo projeto nos Diálogos Setoriais.

Pesquisa

Pesquisa recente da Embrapa e Fundação Getulio Vargas, divulgada em primeira mão pelo Correio Braziliense, aponta que a família brasileira desperdiça, em média, 128 kg de alimentos por ano. Para o analista Gustavo Porpino, coordenador do projeto nos Diálogos Setoriais, reduzir o desperdício no final da cadeia agroalimentar é um processo de mudança cultural que demanda ações contínuas de educação. “O desperdício nas famílias é um hábito enraizado na cultura de consumo latina, e para termos impactos positivos, podemos começar educando nossos jovens e capacitando professores, que são importantes agentes no processo de mudança cultural”, destaca.

Para 2020, Embrapa e WWF Brasil planejam novas ações para disseminar os conteúdos educativos das publicações que estão sendo lançadas. A iniciativa está alinhada com a meta 12.3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estabelece a redução pela metade das perdas e desperdício de alimentos até o ano de 2030.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*