Confira iniciativas sustentáveis e de preservação ambiental pelo país

Publicado em meio ambiente, sustentabilidade

Apesar de o Brasil ser palco de desastres ambientais sem precedentes, como a lama em Mariana e Brumadinho, e as manchas de óleo no litoral do Nordeste, o país também desenvolve inúmeras iniciativas sustentáveis. Confira o que está rolando de Norte a Sul:

 

RORAIMA
Um dos estados com maior biodiversidade do mundo, com uma multiplicidade de fauna e flora, Roraima tem uma posição geográfica com contato direto com a natureza. Para descortinar este mundo e  despertar a conscientização das futuras gerações para a necessidade de preservação ambiental e de iniciativas sustentáveis, o biólogo e escritor Ronaldo Carvalho lançou, de forma independente, quatro obras com a linguagem infanto-juvenil.

A indiazinha Yasmim, Serra Pequena, A Galinha Pena, O tucano são os títulos da nova coleção Tia Beny de livros roraimenses dedicados às crianças. Com temáticas ambientais, as obras tem como proposta de despertar nos pequenos a reflexão sobre os animais e a importância de preservar o meio ambiente. Os quatro livros contam com ilustrações de Wellington da Costa Pimentel.

 

MINAS GERAIS
Acontece entre os dias 16 e 21 de novembro o 5º Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação, evento bienal que promove o encontro de pesquisadores e autoridades do meio ambiente para debaterem desafios e soluções voltados à conservação ambiental no país. A edição deste ano do encontro, que é organizado pela ONG Brasil Verde, será realizado no Centro Educacional Aprendiz, em Barbacena. As duas últimas edições aconteceram em Belo Horizonte e São Paulo. O objetivo é valorizar as iniciativas sustentáveis.

Para a organização do evento, o Brasil está passando por um momento delicado no que diz respeito ao meio ambiente e à conservação. Por isso, a necessidade de promoção de eventos como o encontro de pesquisadores e grupos que atuam diretamente no cenário ambiental do país. A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva estará presente.

 

SÃO PAULO
Batatais — O programa Ambiente É o Meio da quarta-feira (13/11) levou um papo com o biólogo Fábio Pereira Picinato sobre programas de educação ambiental da Fundação José Lazzarini, com sede na cidade de Batatais, interior do Estado de São Paulo. A ONG, criada em 2003, atua na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Campinho da Paz por meio de projetos de educação ambiental para crianças de até 14 anos e, também, para a população.

São realizados projetos como Batatais Educação Ambiental (Batea), que conta com oficinas para alunos e professores das redes municipal, estadual e particular, e Projeto Social Pinóquio, voltado para adolescentes de 11 a 14 anos em situações de risco. As oficinas envolvem iniciativas sustentáveis.

Itapecerica da Serra — Vereadores do município concluíram nesta semana a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada para apurar as condições da construção de um centro esportivo e encontraram indícios de crimes na obra. A construção do centro esportivo era realizada com autorização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cestesb) em uma área de mananciais de mais de 130 mil m². A obra demandou a movimentação de quase R$ 3 milhões m³ de terra, o que poderia causar danos ao meio ambiente.

A Associação de moradores do bairro vizinho à obra, o Jardim Petrópolis, em parceria com a ONG Preservar Itapecerica da Serra, denunciou a obra ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), que pediu explicações a Prefeitura de Itapecerica da Serra e a Cetesb. A Prefeitura, então, decidiu embargar a movimentação de terra na área e reconheceu que o projeto não mostrou um estudo de impacto ambiental.

 

DISTRITO FEDERAL
A viabilidade econômica da reativação da hidrovia do São Francisco foi confirmada por especialistas ouvidos pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados nesta semana. Dados apresentados durante a audiência pública mostram que uma barcaça poderia levar 900 toneladas de carga; quantidade que se transportada por terra, exigiria 35 carretas. A viabilidade ambiental também foi confirmada pelos debatedores: a emissão de poluentes é quatro vezes maior nas rodovias do que nas hidrovias.

 

SERGIPE
Quatorze escolas da rede estadual de Sergipe foram selecionadas para a XII Olimpíada Ambiental, com o tema “Resíduos Sólidos: o primeiro passo para a Sustentabilidade”. A Olimpíada é um projeto de educação ambiental idealizado pelo governo e promove iniciativas sustentáveis.

No encerramento da Olimpíada, que acontecerá no próximo dia 27, serão premiados os 10 melhores trabalhos de cada submodalidade, ou seja, em artes serão pintura, cartaz e maquete; em produção de texto serão literatura de cordel, redação e quadrinhos; em educomunicação será música para alunos e videoaula para professores.

 

ESPÍRITO SANTO
Uma empresa capixaba inovou no ramo de bicicletas e produziu um modelo totalmente feito com madeira de reflorestamento. Batizada de Astan Bike, a novidade reduz em 80% o impacto ambiental. Além de contribuir com o meio ambiente, a bike é mais leve do que as convencionais e pode ser personalizada de acordo com o gosto do cliente. A bike de madeira é mais confortável porque é mais flexível do que a liga de metal, por exemplo. O quadro da bicicleta pesa a partir de 4 quilos, a depender dos acessórios, já que pode ser customizada. O blog 4 Elementos aguarda uma entrevista com os idealizadores da bicicleta para divulgar mais iniciativas sustentáveis como essa.

 

RIO GRANDE DO SUL
A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), no estado gaúcho, promoveu nesta semana, uma reunião-almoço com o tema Um novo momento ambiental para o RS: Código Estadual do Meio Ambiente. O assunto foi abordado pela presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam-RS), Marjorie Kauffmann.

Segundo ela, o novo código ambiental (PL- 431/2019), que foi entregue pelo governador do Estado, Eduardo Leite, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, visa a melhoria e a modernização dos procedimentos do licenciamento ambiental. A principal mudança é na adequação de procedimentos executados pela Fepam.

 

Fotos: divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*