Baiana vence prêmio da ONU com solução solar para purificar água

Publicado em água, energia solar, sustentabilidade

A baiana Anna Luisa Beserra, de 21 anos, desenvolveu um dispositivo que purifica água por meio da radiação solar e conquistou o Prêmio Jovens Campeões da Terra, realizado pela Organização das Nações Unidas Meio Ambiente. É a primeira vez que uma brasileira recebe o prêmio da ONU, concedido anualmente a jovens ambientalistas entre 18 e 30 anos, por ideias inovadoras para o futuro do planeta.

A jovem cientista é uma das sete vencedoras juntamente com representantes da África, América do Norte, América Latina e Caribe, Ásia e Pacífico, Europa e Ásia Ocidental. Todos receberão seu prêmio durante a Cerimônia dos Campeões da Terra em Nova York, no dia 26 de setembro, coincidindo com a reunião da 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas e a Cúpula de Ação Climática. Anna Luisa ficou entre os 35 finalistas globais e concorreu na categoria América Latina e Caribe com outros quatro jovens. 

O Aqualuz, startup formada ao longo do programa Academic Working Capital (AWC) do Instituto TIM, é um filtro inovador que purifica a água da chuva coletada por cisternas instaladas em áreas rurais, onde a água filtrada não é acessível. Esta realidade afeta mais de 1 milhão de pessoas no Brasil. A água da cisterna é purificada por meio de raios solares e um indicador muda de cor quando o recurso está seguro para o consumo. “Meu propósito é levar o direito básico à água limpa para as comunidades carentes nas áreas rurais”, afirmou Anna Luisa. “Queremos ajudar a melhorar a vida das pessoas e salvar vidas.”

A invenção é de baixo custo, fácil manutenção e pode durar até 20 anos. Embora tenha sido testada apenas no Brasil, o dispositivo tem potencial para ser aplicado em outros países. O Aqualuz já distribuiu água potável para 265 pessoas e alcançará mais 700 ainda este ano.

Reconhecimento

O AWC é um programa de educação empreendedora do Instituto TIM que, desde 2015, apoia universitários de todo o país que querem transformar seus Trabalhos de Conclusão de Curso em uma startup de base tecnológica. Anna Luisa fez parte da turma de 2018 e ressalta a importância da iniciativa: “Seria impossível evoluir tanto em tão pouco tempo. O programa abriu portas incríveis e, mesmo depois do término do nosso período de acompanhamento oficial, continuamos recebendo apoio. Os resultados são frutos do treinamento e do suporte financeiro que recebemos”, conta.

Em 2017, Anna Luisa foi uma das oito finalistas do Desafio Like a Boss, promovido pelo Sebrae. No ano passado, a jovem empreendedora participou do Camp de Ecoinovação: Desafio Gestão Hídrica, durante o Fórum Mundial da Água, em Brasília, e ganhou a premiação na Categoria Ideias. 

15 thoughts on “Baiana vence prêmio da ONU com solução solar para purificar água

  1. It is appropriate time to make some plans for the
    future and it’s time to be happy. I have read this post
    and if I could I wish to suggest you few interesting things or suggestions.
    Maybe you can write next articles referring to this article.
    I wish to read even more things about it! Ahaa, its good discussion concerning this paragraph at this place at
    this weblog, I have read all that, so at this time me
    also commenting at this place. I have been browsing on-line more than 3 hours these days, yet I
    by no means discovered any interesting article like yours.
    It is lovely price enough for me. In my view, if all webmasters
    and bloggers made just right content as you probably did, the internet will
    likely be a lot more helpful than ever before.
    http://cars.com

  2. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of
    any widgets I could add to my blog that automatically tweet my
    newest twitter updates. I’ve been looking for a
    plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something
    like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to
    your new updates.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*