Cerrado, meio ambiente e agronegócio são temas de evento em Brasília

Publicado em meio ambiente

Nesta semana, Brasília é palco do 9º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado. O tema desta edição é Pelo Cerrado Vivo: diversidades, territórios e democracia. O evento tem o objetivo de chamar a atenção para as ameaças enfrentadas pelo bioma, dar voz e visibilidade para os povos do Cerrado também por meio de apresentações culturais e realização de feira gratuita e aberta ao público com produtos da sociobiodiversidade.

O evento, que começa nesta quarta-feira (11/9) e se encerra no sábado (14/9), contará com diversos especialistas e ambientalistas para discutirem estratégias de conservação do Cerrado, a partir dos modos de vida dos povos e comunidades tradicionais locais.

Na quinta-feira, Edegar Oliveira, diretor de Conservação e Restauração de Ecossistemas do WWF Brasil (Fundo Mundial para a Natureza) fará a palestra O Agro, as Unidades de Conservação e os Povos, durante o seminário Cerrado: qual defesa queremos?

De acordo com Oliveira, para o futuro, a expectativa é que a produção agrícola e pecuária no Cerrado ainda aumente muito. Para atender este aumento não será necessário abrir novas áreas, mas, melhorar os processos produtivos das áreas já abertas. “É fundamental que o processo de desenvolvimento do bioma concilie a produção de commodities, a produção da agricultura familiar e interesses dos povos e comunidades tradicionais que ocupam a região e a restauração e conservação de recursos naturais e serviços ecossistêmicos”, avalia.

Cerrado x agropecuária

Oliveira ressalta ainda que o Cerrado é bioma brasileiro onde a conservação dos ecossistemas e a produção agropecuária, literalmente, dividem o território – 50% da savana mais biodiversa do mundo foi convertida, principalmente, para a produção agrícola e pecuária. “O processo de desmatamento custou caro ao bioma e às populações que nele vivem. Foram perdidos serviços ecossistêmicos importantíssimos, comunidades e povos tradicionais e indígenas foram expulsos de suas áreas e do acesso aos seus meios de vida e espécies foram ameaçadas”, destaca. Segundo ele, 40% das espécies do Cerrado só existem nesse bioma.

O 9º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado deve receber mais de 500 participantes vindos dos 12 unidades da federação onde a savana brasileira está presente — Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rondônia, Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí.

Serviço

O quê: 9º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado
Quando: De 11 a 14 de setembro
Onde: Complexo Cultural Funarte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*