Unilever acelera esforços para suas marcas intensificarem a reciclagem

Publicado em reciclagem, sustentabilidade

Líder mundial na comercialização de alimentos e produtos de higiene e limpeza, a multinacional Unilever encampou a pauta da sustentabilidade e promete ações para intensificar a reciclagem e a redução do uso do plástico no Brasil. Com o compromisso de reduzir o impacto ambiental dos seus produtos, estabeleceu a meta de ter usar 25% de resina reciclada nas embalagens plásticas até 2025. Em nível global, a companhia já fez progressos significativos como a redução de 31% dos resíduos associados ao descarte dos produtos.

Em Brasília, o diretor de Assuntos Corporativos e de Sustentabilidade da Unilever no Brasil, Antonio Prataviera Calcagnotto, concedeu uma entrevista ao Blog 4Elementos. Segundo ele, a empresa lidera no Brasil iniciativa para o cumprimento do acordo assinado por 23 setores produtivos, que estabelece o recolhimento de 22% dos resíduos sólidos. “Apenas 100 empresas estão fazendo por todos os setores”, revela. Calcagnotto diz que as grandes empresas têm de liderar os movimentos, mas o acordo deveria ser cumprido por todos os signatários.

A companhia também entrou na campanha de redução do plástico. “O plástico foi demonizado, mas foi ele que fez a comida durar mais tempo. O plástico foi feito para as coisas serem duráveis e acabou sendo utilizado também para descartáveis”, diz. No setor de alimentos, afirma o diretor, a principal iniciativa é a economia circular, ou seja, a reciclagem. “No Brasil, temos um aproveitamento muito baixo. O sistema de coleta é bom. A Unilever coleta até mais que os 22%. Nos segmentos de higiene e limpeza, o índice é maior. Mas a reciclagem é menos de 10%”, diz.

 

Diretor de sustentabilidade, Calcagnotto diz que aproveitamento da reciclagem é baixo no país

Isso ocorre, segundo o executivo, porque falta uma cadeia econômica para a sustentabilidade, sobretudo, a figura intermediária, que pega o resíduo coletado e transforma em resina plástica. “Há um problema tributário. Quem pega a coleta para fazer a resina vai pagar imposto de novo, naquele produto que já pagou antes de ser reciclado”, alerta. Por isso, o setor busca sensibilizar o governo a dar crédito tributário para estimular o negócio das empresas que transformam o resíduo. “A resina plástica virgem é muito barata e para quem usa não interessa se é reciclada ou não, a menos que haja uma preocupação com a sustentabilidade”, diz.

Como o plástico tem propriedades como impermeabilidade, maleabilidade, durabilidade e custo-benefício, a indústria não hesita em utilizá-lo. A solução para a gestão de resíduos plásticos passa, dessa forma, pelo esforço de reinseri-los na economia e evitar que sejam deixados no meio ambiente, em lixões e aterros.

Conforme o Compromisso Empresarial Para a Reciclagem (Cempre), no Brasil, anualmente são produzidas mais de 78,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos, dos quais mais de 10 milhões de toneladas são de plástico. Desse montante, apenas 13% dos resíduos sólidos urbanos são reciclados, isso equivale a dizer, por exemplo, que apenas 1 a cada 10 embalagens volta para a reciclagem, sendo que o potencial para reciclagem é de 50%.

Estações de reciclagem

Uma das parcerias da Unilever é com o Grupo Pão de Açúcar, que desde 2001, para o desenvolvimento das Estações de Reciclagem nos supermercados. O projeto já ultrapassou a coleta de 111 mil toneladas. “Mas isso é muito pouco comparado com o que as cooperativas de reciclagem recolhem”,diz.

Com o material coletado, a Unilever criou soluções sustentáveis. Além da Love Beauty and Planet, primeira marca de beleza vegana do grupo, que chegou ao mercado brasileiro em abril de 2019, e do aumento na utilização de plástico reciclado em produtos, a companhia fez uma parceria com a startup Molécoola. “As pessoas que levarem suas embalagens em pontos de coleta específicos, ganharão pontos que poderão ser trocados por produtos ou créditos de serviço disponíveis nos próprios pontos de coleta do Molécoola”, conta.

“A Unilever está comprometida com a sustentabilidade”, Antonio Calcagnotto

O diretor elenca iniciativas da companhia: o programa “Por Um planeta Mais Limpo”, que por meio de ícones informa os benefícios sustentáveis dos produtos; a parceria com WWF-Brasil para limpar praias e chamar atenção para o tema de poluição das praias e oceanos; e lançamento de uma edição especial de uma das principais marcas, feita com plásticos recolhido de cooperativas do litoral brasileiro.

Toda essa preocupação, além de atingir as metas de sustentabilidade acordadas, tem o objetivo de atender à exigência do consumidor, já que as novas gerações são mais preocupadas com o meio ambiente.

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