Empresários brasileiros vão à ONU debater os desafios da sustentabilidade

Publicado em meio ambiente, sustentabilidade

O setor empresarial brasileiro mostrará, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, na próxima semana, ações para contribuir com a agenda global de sustentabilidade. Os representantes do setor privado participarão de debates sobre os desafios do país nessa área.

A segunda edição do evento SDGs in Brazil ocorre no dia 16 de julho, durante o High Level Political Forum, encontro global que pretende acompanhar e revisar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS ou SDG, na sigla em inglês) propostos pela ONU em 2015. 

Os executivos brasileiros vão destacar como é importante para a economia nacional que os ODS sejam tratados como prioritários. O conteúdo que será apresentado inclui cases de práticas reconhecidas pelo Prêmio ODS Pacto Global, que aconteceu em maio em São Paulo. Entre os temas estão os principais desafios nacionais na área de sustentabilidade, como água e saneamento, mudanças climáticas, direitos humanos e financiamento para os ODS. 

A programação completa está no site da Rede Brasil do Pacto Global.

 

Sede da ONU em Nova York / Foto: Divulgação

Participações

Presidentes e diretores de empresas nacionais, membros das Nações Unidas e do governo brasileiro compõem os painéis do SDGs in Brazil. O enviado especial da ONU para a cúpula do clima, Luis Alfonso de Alba, é um dos destaques da programação, que também conta com o enviado para a cooperação Sul-Sul, Jorge Chediek, o coordenador do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic, a diretora executiva do Pacto Global, Lise King, e a presidente do Conselho da Rede Brasil do Pacto Global, Sônia Favaretto. 

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, o presidente da Apex, Sérgio Segovia, e o embaixador do Brasil junto à ONU, Mauro Vieira, são os representantes do setor público.

O público terá representantes de mais de 25 nacionalidades, incluindo investidores e executivos de empresas nacionais e internacionais, membros do governo, e de agências da ONU.

Pacto Global

Em 2015, a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas e agir contra as mudanças climáticas com foco em uma agenda de sustentabilidade. 

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países.

A Rede Brasil do Pacto Global foi criada em 2003 e é a terceira maior do mundo, com mais de 800 membros. Os cerca de 30 projetos conduzidos no país tratam dos temas de sustentabilidade como Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção e ODS.

Serviço

SDGs in Brazil

Data e horário: terça-feira, 16 de julho de 2019, entre 11h e 19h (horário de Nova York).  

Local: Sede da Organização das Nações, em Nova York (46th Street & 1st Avenue – Delegates Dining Room).

Transmissão ao vivo: Facebook e Youtube da Rede Brasil do Pacto Global, entre 10h e 18h (horário de Brasília).

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*