Papa diz que mentalidade “cega e destruidora” prevalece na Amazônia

Publicado em Sem categoria

O Papa Francisco afirmou, neste sábado (6/7), que a situação da Amazônia exemplifica problemas ambientais e sociais que estão acontecendo em diferentes partes do mundo: “uma mentalidade cega e destruidora que privilegia o lucro sobre a justiça”. Segundo ele, isso evidencia o comportamento predatório com o qual o homem se relaciona com a natureza.

Papa Francisco critica destruição

Francisco disse, ainda, que a situação da Amazônia e dos povos da região “é grave e não mais sustentável”. A declaração está em uma mensagem enviada a participantes do 2º Fórum das Comunidades Laudato si’ (nome da encíclica de Francisco que trata de temas ambientais). O evento teve como tema Planeta Amazônia e foi realizado na cidade de Amatrice, na Itália.

“O que está acontecendo na Amazônia terá repercussões em nível planetário, mas já desiludiu milhares de homens e mulheres que perderam seus territórios, tornaram-se estrangeiros na própria terra, empobrecidos da própria cultura e das próprias tradições”, afirmou.

Desmatamento na Amazônia

O desmatamento na Amazônia em junho foi 88% maior do que no mesmo período de 2018. De 1º a 30 do mês passado, foram destruídos 920,4 quilômetros quadrados (km²) de floresta amazônica no território brasileiro, contra 488,4 km² no mesmo mês em 2018, segundo sistema que monitora alertas de áreas destruídas na região.

Os dados consolidados do mês foram inseridos no sistema Terra Brasilis, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O Terra Brasilis foi criado em 2015 pelo Inpe e é alimentado com dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), um sistema de alerta para dar suporte à fiscalização e controle de desmatamento e da degradação florestal ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

Principal doadora do Fundo Nacional da Amazônia, a Noruega disse estar alarmada com a o crescimento do desmatamento e preocupada com o futuro do fundo de proteção da floresta, no qual aportou  US$ 1,2 bilhão ao longo da última década.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*